quarta-feira, 3 de julho de 2013

FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO

FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO - GABARITO

A palavra ”Que” é pronome relativo nas frases que seguem. Dê a sua função sintática:

1) Esta é a casa em que nasci.  ______________________________

2) A informação de que mais gostei foi aquela:______________________________

3) Há sempre solidão em torno dos que caem:______________________________

4) Tudo o que vem do acaso carece de firmeza  ______________________________

5) Ninguém pode ter tudo aquilo que deseja: ______________________________

6) Eu fui o que tu és, tu serás o que eu sou: ________________________________

7) “É teu amigo aquele que na ocasião do perigo te ajuda”____________________________

8) A demora excita sempre os que amam: ______________________________

9) O conto a que fazes referências não é tão importante assim: _______________________

10) Ela me fez uma pergunta a que- não poderia responder: ______________________________

11) O animal de que mais tenho medo é o urso:______________________________


12) De que conversaremos hoje?

Gabarito:
1. adj. Adv. de lugar
2. obj. indireto
3. sujeito
4. sujeito
5. obj. direto
6. predicativo/ predicativo
7. sujeito
8. sujeito
9. complemento nominal
10. obj. indireto
11. complemento nominal

12. adj. Adv. de assunto

8 comentários:

  1. Estou em dúvida na questão 8j, pois acho que a demora é o sujeito e os que amam é objeto direto. me ajuda? arianabrasil17@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Estou em dúvida na questão 8j, pois acho que a demora é o sujeito e os que amam é objeto direto. me ajuda? arianabrasil17@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A demora é sujeito do verbo excitar e o relativo que é sujeito de amam.

      Excluir
  3. eu nao entendi a numero seis

    ResponderExcluir
  4. Estou com dúvida na questão 03
    Há sempre solidão em torno dos que caem
    Poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. 3) Há sempre solidão em torno dos que caem:__
    Joseane, o relativo que está substituindo ( aqueles que caem, portanto exerce a função de sujeito

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!! Ajudou bastante, muito obrigada!!

    ResponderExcluir