segunda-feira, 29 de julho de 2013

CLASSES DE PALAVRAS - EXERCÍCIOS

Respostas dos exercícios sobre classes de palavras


1. a) O contraste entre o artigo definido ("o homem") e o artigo indefinido ("uma mulher")

 b) O artigo definido eleva o substantivo homem a uma posição de superioridade: é um ser específico, único. O indefinido transforma a mulher em num ser submisso, igual a todas as outras mulheres, reforçando o machismo.

2. Nunca havia visto um indivíduo da espécie humana (um homem); por isso não sabia identificar esse tipo de ser (o homem).
3. a
4. a
5. d

6.Resolução
a)      Na expressão “interesse público”, público é adjetivo; em “interesse do público”, público é substantivo. Como adjetivo, público concorda com o substantivo interesse, concordando com ele em gênero e número ( se o substantivo fosse feminino e plural, o adjetivo assumiria as mesmas flexões: “opiniões  públicas”). Como substantivo, no segundo caso, público aparece determinado pelo artigo o, formando uma locução adjetiva com a preposição de.( de+o)
b)      Interesse público é sinônimo de “interesse social” , ou seja, algo que diz respeito à população e a influencia. Interesse do público é aquilo que desperta curiosidade coletiva, desejo de saber  o que acontece com o outro. 

7- Unicamp
Resolução
a) Fora do contexto, a fala da moça significa apenas que homens costumam mentir.
b) Seria um tipo de  advérbio de modo: homemente (“à maneira de homem”). Tal advérbio infringiria as regras de derivação lexical, pois advérbio de modo forma-se com o acréscimo do sufixo -mente à forma feminina do adjetivo, não a  do substantivo.

c) Significará que ele a ama também como um homem, ou seja, de forma mentirosa.

Um comentário:

  1. Obrigado por estre trabalho :)

    Excelente trabalho : D

    Abraços!

    ResponderExcluir