segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

SEGUNDA FASE - QUESTÕES COMENTADAS

QUESTÕES COMENTADAS


QUESTÃO 1 UNICAMP 
Comentário
a)  “esculhambativo”  é formado do verbo esculhambar  por derivação sufixal do , o adjetivo indica que o evento será avacalhado, bagunçado, desordenado. O sufixo -ivo  indica a ideia de ação, ou seja de realizar alguma atividade pejorativa. A intenção é causar uma confusão ou estardalhaço no evento de São Paulo.
b) A diferença de sentido entre “esculhambado” e “esculhambativo” :
 esculhambado é adjetivo  que atribui ao  substantivo “  evento” uma ideia de estado conclusivo, ou seja, o evento já está fadado ao fracasso.
 Quanto ao adjetivo  esculhambativo, o sufixo imprime ao vocábulo uma ideia de ação a ser realizada., que vai produzir um efeito negativo ao outro evento.Fuvest 2015 2ª. fase

QUESTÃO 2 - FUVEST

a) O efeito é de contradição . Os elementos verbais atribuem ao novo design dos pontos de
ônibus “conforto, segurança e beleza”, o que é confirmado pelo aspecto visual da parada, e se
opõe de, forma irônica ,  em relação à vida nada confortável do morador de rua.
 que usa o topo do ponto de ônibus como
cama.
b) Nas falas de João Paulo Silva, além do uso coloquial de pra, há também o emprego informal da
expressão “calor de matar”, “faço o que dá”.


Resposta questão 2
a) I. O futebol conquistou um papel na sociedade, tanto cultural, quanto econômica e politicamente. O futebol conquistou na sociedade um papel cultural, econômico e político.
 II. Os clubes buscam a expansão do número de associados bem como a redução dos gastos com publicidade. Os clubes buscam expandir o número de associados bem como reduzir os gastos com publicidade.
b) III. Diante de tais fatos, fica claro que o futebol exerce uma grande influência no cotidiano do brasileiro.
IV. O técnico declarou aos jornalistas que, para o próximo jogo, ele tem uma carta na manga (ou no bolso do colete).

QUESTÃO 3 UNICAMP
RESPOSTA
       A)    Em “interesse público”, público funciona como  adjetivo.
 Em “interesse do público”, público funciona como substantivo.
Como adjetivo, público concorda com o substantivo interesse em gênero e número
(assim, se o substantivo fosse feminino , como”  opinião pública” o adjetivo  concordaria em gênero e número.
Como substantivo, público forma uma locução adjetiva com a preposição de. Outros exemplos: opinião do público., opiniões do público( a expressão fica invariável)

B)     Interesse público é sinônimo de “interesse social” e  diz respeito  à coletividade, ou seja o  algo interessa à sociedade interesse é geral. "As decisões do Banco Central " é de interesse público

 Interesse do público  indica curiosidade, desejo de saber sobre a vida de"X" ou "y" ou alguma celebridade.

Questão 4 - Unicamp

Resp.
a) As metáforas  podem ser entendidas como: “porto ou cais”: pontos de partida ou de chegada da viagem proporcionada pela leitura; “porta”: abertura para o conhecimento de novos mundos, reais ou imaginários. “Rota”:  caminhos que levam o sujeito a ampliar sua visão de mundo.

b) O autor, a princípio, conhece a realidade na prática, embora desconfie que a realidade vá além essas percepções: “A extensão do meu olhar não podia determinar a exata dimensão das coisas”. A experiência da leitura propiciou ao autor uma mudança interior, possibilitando o questionamento da realidade, o conhecimento da diversidade de espaços e a compreensão da alma humana: “Pelo livro soube da história e criei os avessos, soube do homem e seus disfarces, soube das várias faces e dos tantos lugares de se olhar.” Portanto, leitura enriquece o mundo interior do autor: “Ler é aventurar-se pelo universo inteiro.”

QUESTÃO 5 - FUVEST 2016


Resposta
A) Sim, a ideia de “não nos deixar cair em tentação e nos livrar do mal” indicando complementaridade e não oposição.

 B) Não nos deixe cair em tentação, mas livre do mal.
Pode-se dizer também que neste “mas” está implícita a ideia de que se caíssemos em tentação, seríamos livrados do mal.
“ Não nos deixe cair em tentação, mas se cairmos, livre-nos do mal.”

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