QUESTÃO 1
Resposta:
a) Havia meses que você não trocava de roupa.
Observação: O verbo “haver” é impessoal , por isso deve ficar na 3a pessoa do singular. A conjugação desse verbo no pretérito imperfeito do indicativo deve ser acompanhada da conjugação de “trocar” também no pretérito imperfeito do indicativo para que se mantenha assim uma correlação de tempos verbais.
b) Deve fazer meses que você não troca de roupa.
Como o verbo fazer é impessoal e fica na 3ª. Pessoa do singular, a locução verbal (deve fazer) tem o auxiliar dever também na 3ª. Pessoa do singular.
QUESTÃO 2
Resposta
a) A mulher perguntou ao marido se ele colocara (ou “havia colocado”) a mesma roupa e ele respondeu que a roupa estava limpa.
b) O segmento “pois é” expressa concordância com a afirmação da mulher de que ele não trocava de roupa fazia uma semana. No trecho “e continua limpa”, a conjunção “e” tem valor adversativo, estabelecendo uma oposição: se fazia uma semana que ele não trocava de roupa, ela não poderia estar limpa.
QUESTÃO 3
Resposta
a) Na frase I, o verbo “custar” tem o sentido de “ser custoso” ou “ser difícil”.
Na frase II, “custar” significa “ter determinado preço ou valor”.
b) No primeiro emprego, o verbo “custar” foi empregado com sujeito oracional (“vestir roupas diferentes”, portanto deve ser flexionado na 3a pessoa do singular. No segundo emprego, o sujeito é o demonstrativo “essas”, logo, o verbo, ao concordar com ele, deve ir para a 3a pessoa do plural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário