GABARITO DAS QUESTÕES
1.B 2.C 3.E 4.C
QUESTÁO INSPER
B
sábado, 23 de novembro de 2013
domingo, 17 de novembro de 2013
10 EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA COM GABARITO COMENTADO
10 EXERCÍCOS DE ANÁLISE SINTÁTICA COM GABARITO COMENTADO
Gabarito comentado
GABARITO
Questão 1
ALTERNATIVA D
Para encontrar o sujeito, pergunte QUEM? Ou O QUÊ? Antes do
VERBO.
Neste caso, quem
foi chamado? Resposta: todos os vaqueiros da fazenda , sendo é o núcleo do sujeito o substantivo VAQUEIROS.
Questão 2
Alternativa E
Flores no vaso é o sujeito da oração, pois o verbo
existir não é impessoal.
Questão 3
Alternativa A
O sujeito está subentendido nós ; éramos. Quem
era? Nós .
Questão 4
– alternativa d
O que existe?
Muitas pessoas desonestas.
Questão 5
– alternativa E
O verbo andar indica ação e rapidamente é advérbio de
modo.
Questão 6
Alternativa E
Andava triste= estava triste Verbo de ligação; encontrar
verbo de ação, transitivo direto. Quem encontra, encontra alguma coisa ou
alguém, a companheira é objeto direto.
Questão 7
Alternativa C
Quem caminhava?
Um homem = sujeito simples.
Questão 8
Alternativa C
Quem anunciou?
Não se sabe exatamente quem, por isso, sujeito
indeterminado.
Questão 9
Alternativa E
Agente da passiva, pois pratica a ação na voz passiva.
Questão 10
Alternativa A
Período simples, construído com apenas uma expressão
verbal – andava -
11.Resolução
a) Ex-estrela em ascensão... sob acusação.
b) Na primeira ocorrência, “prisão perpétua” é objeto indireto DA LOCUÇÃO VERBAL em construção da voz passiva analítica: “foi condenado... à prisão perpétua”. Na segunda ocorrência, “prisão
perpétua” é sujeito da locução verbal “pareceu satisfazer”
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
FUNÇÃO SINTÁTICA - EXERCÍCIOS PARTES I E II
FUNÇÃO SINTÁTICA EXERCÍCIOS PARTE I - GABARITO
1.D
2. C
3. A
4. C
5. E
6. A
7. B
8. E
9. A
10. D
11. E
12. E
13. C
14. A
15. B
FUNÇÃO SINTÁTICA - EXERCÍCIOS PARTE II GABARITO
1.D
2. C
3. A
4. C
5. E
6. A
7. B
8. E
9. A
10. D
11. E
12. E
13. C
14. A
15. B
FUNÇÃO SINTÁTICA - EXERCÍCIOS PARTE II GABARITO
1. D 2. E 3. A 4. D 5. E 6. E 7. C 8. C 9. E 10. A11. D 12. E 13. A 14. C 15. E 16. C 17. B 18. B 19. E 20. C21. C 22. A 23. A 24. D 25. B 26. A 27. B 28. D 29. D 30. C 31. C 32. C 33. A 34. C
domingo, 25 de agosto de 2013
LITERATURA NO ENEM - GABARITO
Literatura e
interpretação de texto no ENEM
1- a
2-C
3- C
4-B
5-D
6-A
7 C
sábado, 10 de agosto de 2013
SEMÂNTICA NO VESTIBULAR
SEMÂNTICA NO VESTIBULAR - RESPOSTAS POSSÍVEIS
Resposta
Questão 05 - UNICAMP
Semântica no vestibular
Questão 01 - FUVEST
Resposta
a) A imagem da folha de árvore apresenta nervuras, que
possuem semelhança com um mapa “logístico”.
b) O advérbio “aqui” tanto pode referir-se ao mapeamento
logístico da Amazônia, quanto ao respeito pela natureza, representada pela
imagem da folha de árvore.
Questão 2 Unicamp
resposta:
a) "... o uso comum de pentes e escovas pode
ser transmitido."
"... e se o parasita picar outra espécie que não seja a sua, morre(...)"
b) "... o uso comum de pentes e escovas pode transmiti-lo".
"... e se o parasita picar outra espécie que não seja o seu hospedeiro habitual, morre".
c) Não é o uso de pentes que se transmite, e sim o piolho.
"... e se o parasita picar outra espécie que não seja a sua, morre(...)"
b) "... o uso comum de pentes e escovas pode transmiti-lo".
"... e se o parasita picar outra espécie que não seja o seu hospedeiro habitual, morre".
c) Não é o uso de pentes que se transmite, e sim o piolho.
Questão 03 Unicamp
a) “A queda de Fidel” sugere ao leitor, num primeiro
momento, a ideia de que o ditador cubano tenha sido afastado do poder, e não no sentido literal (“ato ou efeito de
cair”). As fotos, no entanto, confirmavam este último sentido.
b) Para evitar a ambiguidade, a legenda poderia ser trocada
por “Fidel cai em praça de Cuba” ou “Tombo de Fidel”.
QUESTÃO 04
Unicamp 2003
Uma das últimas edições do
jornal Visão de Barão Geraldo trazia,
em sua seção “Sorria”, esta anedota:
“No meio de uma visita de rotina,
o presidente daquela enorme empresa chega ao setor de produção e pergunta ao
encarregado:
― Quantos funcionários trabalham
neste setor?
Depois de pensar por alguns
segundos, encarregado responde:
― Mais ou menos a metade!”
a) Explique
o que quis perguntar o presidente da empresa.
b) Explique
o que respondeu o encarregado.
c) Um
dos sentidos de trabalhar é ‘estar
empregado’. Supondo que o empregado tivesse entendido a fala do presidente da empresa nesse sentido, que resposta
deveria dar?
Resposta
a) O presidente da empresa quis
saber qual o número dos funcionários que compunham a
equipe daquele
setor.
b) O encarregado entendeu“quantos
funcionários deste setor de fato trabalham?” e respondeu que apenas a metade dos funcionários
trabalhava, dando a entender que a outra metade não fazia nada.
c) “O dobro dos que trabalham” –
dado que só metade dos empregados de fato trabalhavam.
Resposta
a) Ensanduichar significa, no contexto, encaixar, colcoar o recheio entre as fatias de pão para formar
um sanduíche”. A expressividade deve-se à comparação entre a
programação das atividades diárias e a
confecção de um sanduíche.
b) Trata-se antes de uma frase feita, um lugar-comum (de origem bíblica: Mt. 13): “separar o joio do
trigo”. Significa “separar a parte boa da ruim, o
aproveitável do inútil ou o correto do errado”.
c) Porque faz parte do grande repertório que
constitui o vocabulário da informática.
Questão 06 Unicamp
Resposta:
a) "... petição cobrando
investigações..."
"... estariam cobrando Cr$ 5.000,00
b) ... petição exigindo investigações...
... estariam recebendo Cr$ 5.000,00...
Questão 07 Unicamp
Resposta:
a) O erro de concordância em "Os convênios assinados
traduz".
b) Está sugerido que um representante do Ministério da
Educação não poderia cometer um deslize desses.
segunda-feira, 29 de julho de 2013
CLASSES DE PALAVRAS - EXERCÍCIOS
Respostas dos exercícios sobre classes de palavras
1. a) O contraste entre o artigo definido ("o homem") e o artigo indefinido ("uma mulher")
b) O artigo definido eleva o substantivo homem a uma posição de superioridade: é um ser específico, único. O indefinido transforma a mulher em num ser submisso, igual a todas as outras mulheres, reforçando o machismo.
2. Nunca havia visto um indivíduo da espécie humana (um homem); por isso não sabia identificar esse tipo de ser (o homem).
3. a
4. a
5. d
6.Resolução
a)
Na expressão “interesse público”, público é
adjetivo; em “interesse do público”, público é substantivo. Como adjetivo,
público concorda com o substantivo interesse, concordando com ele em gênero e
número ( se o substantivo fosse feminino e plural, o adjetivo assumiria as
mesmas flexões: “opiniões públicas”).
Como substantivo, no segundo caso, público aparece determinado pelo artigo o,
formando uma locução adjetiva com a preposição de.( de+o)
b)
Interesse público é sinônimo de “interesse
social” , ou seja, algo que diz respeito à população e a influencia. Interesse
do público é aquilo que desperta curiosidade coletiva, desejo de saber o que acontece com o outro.
7- Unicamp
7- Unicamp
Resolução
a) Fora do contexto, a fala da moça significa apenas que
homens costumam mentir.
b) Seria um tipo de advérbio de modo: homemente (“à maneira de
homem”). Tal advérbio infringiria as regras de derivação lexical, pois advérbio
de modo forma-se com o acréscimo do sufixo -mente à forma feminina do adjetivo,
não a do substantivo.
c) Significará que ele a ama também como um homem, ou seja,
de forma mentirosa.
quinta-feira, 18 de julho de 2013
TIPOS DE DISCURSO
TIPOS DE DISCURSO - RESPOSTAS
1) b) O fiscal do “rapa” perguntou ao músico se ele
tinha licença. Ele respondeu que não, tratando-o por senhor. O fiscal, então,
exigiu-lhe que o acompanhasse. O músico concordou respeitosamente e
perguntou-lhe que música iria cantar.
2) b) O discurso direto, expediente de citação em
que o narrador introduz o discurso alheio reproduzindo-o literalmente, ocorre
nos trechos “deixe de preguiça menino!” e “você não quer mesmo almoçar?”, nos
quais o enunciador apresenta as interpelações de sua mãe.
3)
b) Transformando o primeiro trecho em discurso direto e o segundo em indireto,
temos:
I.
Um cangaceiro encontrou uma Kodak e entregou ao chefe, que perguntou:
—
A quem ela pertence?/ A quem pertence isto?/ A quem pertence esta máquina?
II.
O rei do cangaço disparou que queria que aquele senhor tirasse o seu retrato.
4)
C
5)
b) Assim fica a fala do garçom transposta para o discurso indireto:
O
garçom lhes perguntou, intrigado, que raio de língua era aquela que
estavam lá a falar, que ele percebia tudo.
6) A
7)
b) Há várias maneiras de fazer essa transformação. Eis uma delas:
Uma
pessoa diz (disse) a outra que queria propor-lhe uma troca de idéias, ao que
esta (ela) responde (respondeu) que Deus a livrasse daquilo.
8)
a) O pai disse que o filho um dia seria o dono de tudo aquilo.
9) A
9) A
quarta-feira, 17 de julho de 2013
VERBOS FAZER E HAVER - EXERCÍCIOS
Exercícios
1. Preencha
adequadamente os espaços com os verbos ou locuções verbais dos parênteses.
a) Vai fazer dois meses que ela
partiu. ( ir – fazer).
b) Faz dias muito frios
nesta época do ano. (fazer)
c) Faz muitos anos que D.
Carlota morreu. ( fazer)
d) É melhor levar
mais cobertores, pode
fazer
noites muito frias.(
pode – fazer ).
e) Vai fazer três dias que os
alunos fizeram as provas, mas ainda não saíram os
resultados. ( ir - fazer) ( fazer)
f) As
costureiras vão
fazer
os vestidos para o casamento. ( ir –
fazer)
g) Faz dois anos que eles se
casaram.( fazer)
H) Todos fazem loucuras de vez em quando.( fazer)
2. Reescreva as
frases, substituindo os verbos ou locuções verbais grifados pelo verbo HAVER.
A) Existem momentos
de silêncio. Há
B) Ainda devem existir três ou quatro candidatos na
sala de espera. deve
haver
C) Se existissem mais
mulheres românticas, existiriam mais homens sensíveis.
Houvesse haveria
D) Existirão melhores
momentos para resolvermos este assuntos.
Haverá
E) Ocorreram fatos surpreendentes
nesta final de semana.
Houve
E) Acontecerão as
reuniões de Sábado neste ano?
Haverá
F) Para que não fiquem dúvidas
a respeito do verbo HAVER, teremos mais exercícios.
haja haverá
G) O prefeito disse:
“Se ocorrerem mais inundações, existirão mais
necessitados”.
Houver haverá
3. Preencha
corretamente os espaços com os verbos ou locuções verbais entre parênteses.
a)
Avise o Dr. Alfredo de que já há muitos candidatos à espera dele. (haver)
b) As aulas já haviam iniciado quando a mãe de Arlindo pedira sua transferência para outra
escola.(haver)
c) Sempre há pessoas interessadas em ganhar mais dinheiro.( haver)
d) Deve haver passageiros
feridos naquele acidente. ( dever- haver)
e) Já houve guerras no século vinte e poderá haver haver outras.(haver) poder- haver)
f) Cuidado! pode haver sérias críticas a seu trabalho. ( poder haver)
g) Ainda deve haver bons motivos para ficarmos juntos. ( dever - haver)
h) É provável
que haja muitas críticas a este político.( haver)
i)
Sempre que _______povos que lutam por seus ideais.
houve
j) Não
____meios de convencê-lo de que já não
______mais esperanças de reatar o namoro.
houve
havia
quarta-feira, 10 de julho de 2013
CHARGES NO ENEM - GABARITO
CHARGES NO ENEM
1) A
COMENTÁRIO
A frase tem mais de um sentido: o de rede como “sistema interligado de computadores” e como lugar de descanso.
2) E
COMENTÁRIO
Indução corresponde à ação de provocar ou inspirar
determinado comportamento ou pensamento no interlocutor. É o que fez o vendedor
ao levar a interlocutora a comprar a fruta porque associou sua compra à
obtenção de um produto que é objeto de desejo.
3) E
Obter a sacola retornável
é consumir produtos de modo responsável e ecológico.
4) D
COMENTÁRIO
A expressão “é como
se” estabelece uma analogia do qual se infere a possibilidade do perigo
iminente.
5) A.
COMENTÁRIO
As novas tecnologias acarretaram novos hábitos de leitura
e consumo, pois revistas e livros podem ser comprados em versão digital e lidos
em telas de computadores.
6) D
COMENTÁRIO
O sentido da
mensagem publicitária em questão depende da associação de seu texto ao do dito
popular “quem é vivo sempre aparece”.
7)D
COMENTÁRIO
O produto anunciado
é um adoçante e, para provocar no consumidor o desejo de mudar seus hábitos
alimentares, a propaganda sugere um físico fora de forma, com a implicação de que
o açúcar fosse o responsável por essa condição que a imagem ridiculariza.
10)C
8) B
COMENTÁRIO
De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, os
pronomes pessoais do caso reto são empregados na função de sujeito e, na
tirinha, eles seria objeto direto do
verbo arrasar, sendo, portanto, adequado o uso do pronome oblíquo átono
os(arrasá-los)
9) D
Comentário
A história em quadrinhos é um gênero textual que explora a conversação. O segundo quadrinho retrata o diálogo entre os interlocutores.
9) D
Comentário
A história em quadrinhos é um gênero textual que explora a conversação. O segundo quadrinho retrata o diálogo entre os interlocutores.
Comentário
O caráter coloquial do texto denuncia-se no uso do imperfeito do indicativo (tinha) ; o uso culto da língua recorreria ao imperfeito do subjuntivo (tivesse)
11) D
Comentário
O comentário manuscrito contém um aviso que adverte sobre perigo da prática de os jovens escreverem como falam.
12) D
Comentário
A utilização da internet como meio de disponibilizar informações atende à “necessidade de atingir públicos distintos”.
13)C
O texto se dirige, explicitamente, aos prefeitos, como já se percebe pelo vocativo inicial.
14) A
Comentário
A utilização da internet como meio de disponibilizar informações atende à “necessidade de atingir públicos distintos”.
13)C
O texto se dirige, explicitamente, aos prefeitos, como já se percebe pelo vocativo inicial.
14) A
Comentário:
O trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem é o da alternativa A, pois o termo “tá legal” significaria “está bem” ou “tudo bem”. O mesmo pode ser encontrado no vocativo “espertinho”.
15) A
Comentário
Entende-se a adequação do dito contido na alternativa a imaginando-se a imensa dificuldade do caracol para chegar onde está, sendo lento como uma lesma e tendo ainda de carregar sua “casa”.
Comentário
Entende-se a adequação do dito contido na alternativa a imaginando-se a imensa dificuldade do caracol para chegar onde está, sendo lento como uma lesma e tendo ainda de carregar sua “casa”.
16-A
comentário
A charge reproduz a evolução do homem, desde os primatas até os dias atuais, e a associação de sua
existência a instrumentos que facilitaram a vida humana, sendo um deles o computador, o “novo
modelo tecnológico” do qual a humanidade se tornou dependente.
17-E
comentário
O desenho da charge possibilita observar a postura física do homem no percurso de sua evolução, eviden -
ciando-se um retrocesso do homem contemporâneo à postura semelhante à do primata.
20-A
comentário
A charge reproduz a evolução do homem, desde os primatas até os dias atuais, e a associação de sua
existência a instrumentos que facilitaram a vida humana, sendo um deles o computador, o “novo
modelo tecnológico” do qual a humanidade se tornou dependente.
17-E
comentário
O desenho da charge possibilita observar a postura física do homem no percurso de sua evolução, eviden -
ciando-se um retrocesso do homem contemporâneo à postura semelhante à do primata.
18- C
Comentário
“Tá”, por “está”, é redução típica do coloquial brasileiro, de uso geral no país.
19- B
Comentário
A partir da interpretação do gráfico e da leitura dos textos que o compõem, pode-se afirmar que há um
percentual maior de mulheres nas carreiras que exigem a habilidade de lidar com pessoas e emoções.
19- B
Comentário
A partir da interpretação do gráfico e da leitura dos textos que o compõem, pode-se afirmar que há um
percentual maior de mulheres nas carreiras que exigem a habilidade de lidar com pessoas e emoções.
Comentário
O comércio ilícito da fauna silvestre coloca animais atrás
das grades, o que pode dificultar a reprodução
dos mesmos e até provocar a morte deles, ameaçando a biodiversidade.
21-\C
21-\C
Comentário
O humor da tirinha se deve sobretudo à confusão da personagem com dois diferentes sentidos de indicador: (1) um dos dedos da mão e (2) índice estatístico.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
COESÃO
EXERCÍCIOS DE COESÃO
GABARITO
1.A
2.C
3.C
4.B
5.A
6.C
7.A
8
8.B
9.V
10.V
11.V
12.F
13.V
14.V
15.F
16.V
17.F
18.F
19.F
20.F
21.F
22.V
23.V
24
1.A
2.C
3.C
4.B
5.A
6.C
7.A
8
8.B
9.V
10.V
11.V
12.F
13.V
14.V
15.F
16.V
17.F
18.F
19.F
20.F
21.F
22.V
23.V
24
mas, que, mas, quando, eles, portanto, porque, pois, além disso, porque.
quarta-feira, 3 de julho de 2013
FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO
FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO - GABARITO
A palavra ”Que” é pronome relativo nas frases que seguem. Dê a sua função sintática:
1) Esta é a casa em que nasci. ______________________________
2) A informação de que mais gostei foi aquela:______________________________
3) Há sempre solidão em torno dos que caem:______________________________
4) Tudo o que vem do acaso carece de firmeza ______________________________
5) Ninguém pode ter tudo aquilo que deseja: ______________________________
6) Eu fui o que tu és, tu serás o que eu sou: ________________________________
7) “É teu amigo aquele que na ocasião do perigo te ajuda”____________________________
8) A demora excita sempre os que amam: ______________________________
9) O conto a que fazes referências não é tão importante assim: _______________________
10) Ela me fez uma pergunta a que- não poderia responder: ______________________________
11) O animal de que mais tenho medo é o urso:______________________________
12) De que conversaremos hoje?
Gabarito:
1. adj. Adv. de lugar
2. obj. indireto
3. sujeito
4. sujeito
5. obj. direto
6. predicativo/ predicativo
7. sujeito
8. sujeito
9. complemento nominal
10. obj. indireto
11. complemento nominal
12. adj. Adv. de assunto
domingo, 30 de junho de 2013
FATEC 2013/2
FATEC 2013/2 - PORTUGUÊS - RESPOSTAS COMENTADAS
1. E
De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que
a) os benefícios de se trabalhar em casa são maiores para os
profissionais que não têm autodisciplina porque o ambiente descontraído da
própria casa favorece o cumprimento dos compromissos.
b) o teletrabalho é prática ideal para funcionários que precisam
de supervisão direta dos superiores, pois têm dificuldades para cumprir as
metas diárias impostas pela empresa.
c) Diego Gomes, que mora em São Paulo, preferiu trabalhar a
maior parte da semana em casa, pois, dessa forma, pôde se liberar do rodízio de
veículos e ter as sextas-feiras livres.
d) a decisão do Yahoo! surpreendeu o mercado de trabalho,
pois essa empresa foi a primeira a incentivar e a garantir a prática do home
office para a maioria dos funcionários .
e) o trabalho remoto não é produtivo para estagiários, porque
eles são profissionais em início de carreira e necessitam de orientação
constante para se aperfeiçoar.
Resolução
O penúltimo parágrafo do texto, que contém a referência aos
estagiários, coincide com o conteúdo da alternativa e, aceitando-se o acréscimo
de “constante”.
2- D
Resolução
Os sentidos adversativo (mas = todavia) e de limitação (ressalvas
= restrições) que se encontram no trecho destacado são preservados na
alternativa d, em que também se substitui adequadamente o verbo impessoal de
existência, haver, por seu equivalente pessoal, existir.
3- A
Resolução
Na primeira frase, verbo adequar rege a preposição a; na
segunda, a preposição de indica a pertinência de familiares; na terceira, o
adjetivo solícito rege complemento introduzido pela preposição com.
4- C
Resolução
A “repetição excessiva” da palavra “tipo”, com variados propósitos
de significação, é um vício coloquial bastante corrente, satirizado na tirinha
já no título “Tiponite aguda”.
5- B
Resolução
A alternativa de resposta resume bem o conteúdo do poeminha,
em que a representação do amor nada tem da idealização romântica.
Fonte: Curso Objetivo
quinta-feira, 6 de junho de 2013
FONOLOGIA
EXERCÍCIOS - FONOLOGIA - RESPOSTAS
1.Em qual das palavras abaixo a letra x apresenta não um,
mas dois fonemas?
a) exemplo
b) complexo
c) próximo
d) executivo
e) explicação
2)Qual palavra possui dois dígrafos?
a) fechar
b) crescesse
c) ninharia
d) correndo
e) pêssego
3) Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos
apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo.
a) jamais / Deus / luar / daí
b) joias / fluir / jesuíta / fogaréu
c) ódio / saguão / leal / poeira
d) quais / fugiu / caiu / história
4) Faça a divisão silábica das palavras abaixo e
classifique-as em DITONGO - TRITONGO -
HIATO
-SAÚDE as-ú-de( hiato)
-VASSOURA – vas-sou-ra( ditongo)
-POEMA po-e-ma(hiato)
-SAIA – sai-a ( ditongo)
-COELHO –co-e-lho ( hiato)
-TESOURO – te-sou-ro ( ditongo)
- POUCO – pou-co ( ditongo)
domingo, 2 de junho de 2013
CONJUNÇÃO - ATIVIDADES
CONJUNÇÃO - ATIVIDADES
Respostas
Respostas
1. Procure unir as orações de cada um dos pares seguintes utilizando uma conjunção coordenativa.
a) Este é um país rico. A maior parte de seu povo é muito pobre.
( mas/porém/ entretanto)
( mas/porém/ entretanto)
b) Você se preparou dedicadamente. Será bem-sucedido.( logo, portanto)
c) É um velho político corrupto. Não se deve reelegê-lo.( portanto)
d) Fique descansado. Eu tomarei as providências necessárias.( que, pois, porque)
e) Choveu durante a noite. As ruas estão molhadas.( pois)
f) Você pode apresentar suas propostas esta noite. Pode ficar remoendo-as sozinho por muitas noites.( ou)
g) Você deve conversar abertamente com ela sobre seus sentimentos. Deve esquecê-la definitivamente.(ou)
2. A classificação de uma conjunção só pode ser realizada satisfatoriamente a partir de sua atuação efetiva numa frase. Observe os conjuntos de frases seguintes e procure indicar o tipo de relação estabelecida pela conjunção destacada.
a) (Como) chovesse, decidi adiar a partida.( causa)
Ele é compreensivo (como) um travesseiro.( comparação)
Fiz tudo (como) combináramos.( conformidade)
b) A indignação foi tanta (que) produziu seguidas manifestações de rua.( consequência)
Tivemos de sair correndo, (que) a situação ficou difícil!( causa)
Será que os brasileiros são mais alegres (que) os outros povos?( comparação)
c) Por favor, fale mais alto, (que) eu também quero ouvir.( explicação)
INTERJEIÇÃO - RESPOSTAS
ATIVIDADES
Respostas possíveis em vermelho
Respostas possíveis em vermelho
1. Nos pequenos diálogos a seguir, substitua a fala do segundo interlocutor pela interjeição ou locução interjetiva que julgar mais conveniente.
a) Parece que todo mundo vem à festa hoje à noite!
- Fico muito contente!
Que maravilha!
Que maravilha!
b) Finalmente chegamos ao fim da escalada!
- Estou bastante aliviado e satisfeito!
Graças a Deus!
Graças a Deus!
c) - Ele conseguiu bater dois recordes mundiais de natação apesar de ter ficado alguns meses sem treinar!
- Como estou admirado!
Puxa!Uau!
Puxa!Uau!
d) - Para onde você estava olhando quando tropeçou?
- Estou sentindo muita dor!
Ai!
Ai!
2. Que interjeição ou interjeições você usaria se:
a) abrisse a porta de seu quarto e nele encontrasse a mountain bike que estava querendo ganhar?
Caramba!uau!
Caramba!uau!
b) recebesse uma carta daquele(a) garoto(a) com quem 'ficou" nas últimas
férias e de quem sempre sentiu saudades?
Nossa!
férias e de quem sempre sentiu saudades?
Nossa!
c) recebesse um boletim repleto de boas notas?
Que maravilha!
Que maravilha!
d) recebesse um boletim repleto de más notas?
Credo!
Credo!
e) ganhasse um bom dinheiro num concurso de redação?
Que demais!
Que demais!
f) seu time fosse campeão de futebol depois de vinte anos de espera?
Caraca!
Caraca!
g) seu(sua) namorado(a) ligasse para dizer que está tudo terminado entre vocês?
Não acredito!
Não acredito!
h) recebesse a notícia de que os vestibulares foram definitivamente abolidos?
Graças a Deus!
Graças a Deus!
i) Visse uma barata?
Que nojo!
3) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
Decepção.
Decepção.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
Espanto.
Espanto.
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
Alegria.
Alegria.
d) Você vai conseguir. Força!
Encorajamento
quinta-feira, 23 de maio de 2013
COORDENAÇÃO E SUBODINAÇÃO
CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES SUBLINHADAS em coordenadas ou subordinadas.
1. O bom é que você não desconfia nunca.( SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA)
2. Não veio nem telefonou.(COORDENADA SINDÉTICA ADITIVA)
3. A estrada era perigosa, entretanto todos queriam visitá-la.
( COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA)
4.Alencar estava esperançoso de que tudo se resolveria.
( SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL)
5. Ora chama pela mãe, ora procura o pai.
( COORDENADA SINDÉTICA ALTERNATIVA)
6. Todos desejamos que seu futuro seja brilhante.
( SUBORDINADA SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA)
7. Argumentou durante duas horas, mas não convenceu.
( COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA)
8. Falta carne no mercado, portanto conheça a comida vegetariana.
( COORDENADA SINDÉTICA CONCLUSIVA)
9. Nesse particular, você tem razão, contudo não me convenceu.
( COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA)
10. Vivia zombando de todos; logo, não merecia complacência.
(COORDENADA SINDÉTICA CONCLUSIVA)
11. Conseguiu a aprovação, pois estudou como nunca fizera antes.
( COORDENADA SINDÉTICA EXPLICATIVA)
12. Sabemos que eles estudam muito.
( SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA)